Finalmente o equipamento do projeto PERMANTAR que será dedicado à perfuração a realizar na Península Barton chegou à Antártida e encontra-se armazenado na base chilena Prof. Julio Escudero na ilha de Rei Jorge. Este ano, às várias caixas que já tinhamos na base coreana desde o ano passado, adicionámos mais 3 grandes caixas, um gerador e dois rolos de 50 m de tubo de polietileno, que utizaremos para os trabalhos do próximo mês de fevereiro. Esta primeira fase está concluída com sucesso e deixa-me bastante descansado, pois com tanto equipamento a ser enviado para destinos diferentes da Península Antártica pelo PROPOLAR (mais de 20 volumes), havia sempre uma boa probabilidade de algum volume ser transviado. Para já, parece estar tudo bem, graças ao apoio dos programas antárticos espanhol, uruguaio, chileno e sul-coreano, bem como dos cientistas do PROPOLAR que se encontram na Antártida e da nossa gestora logística, a Ana Salomé David, que está neste momento em Lisboa a coordenar a logística. Como se pode imaginar, é uma teia de contactos complicada e implicou na última semana muitas horas agarrados ao whatsapp para garantir que tudo se fazia da melhor forma.
Os cerca de 300 kg de equipamento do PERMANTAR sairam de Lisboa para Cartagena no início de dezembro, onde embarcou no navio oceanográfico espanhol Hespérides, tendo chegado à Antártida no início desta semana. Próximo da ilha Livingston, foi transferido para o navio uruguaio Vanguardia, com o apoio do Pedro Almeida do projeto LATA da UBI a bordo do Hespérides. De seguida, seguiu para a ilha de Rei Jorge, onde o Instituto Antártico Chileno (INACH) e o Pedro Guerreiro do REIMUNE e CCMAR, procederam ao desembarque com lanchas zodiac, transportando tudo para os armazéns do INACH na ilha Rei Jorge. Falta agora o último passo, que é o transporte com lanchas zodiac, por parte do Instituto Polar Coreano, até à Base Antártica King Sejong. Assim, quando chegarmos com a equipa PERMANTAR ao local em meados de fevereiro, poderemos verificar tudo e começar os trabalhos.

As últimas semanas têm tido grande parte do tempo dedicada aos últimos preparativos e compra de equipamentos e consumíveis. Hoje mesmo, chegaram as novas coroas diamantadas que utilizaremos para a perfuração, bem como um kit anti-contaminação por combustível e óleo, que utilizaremos com o gerador, de modo a mitigar alguma possível fuga que possa acontecer.