Vista de Ushuaia esta noite na saída do Hespérides rumo à Antártida (fotografia: Mohammad Farzamian)

Os últimos dias foram recheados de atividade nos preparativos para a campanha PERMANTAR 2018-19, como comprar os últimos equipamentos necessários para levar para a Antártida e coordenar as atividades com as primeiras equipas do PERMANTAR que já partiram de Lisboa.

Mohammad Farzamian e Pedro Almeida junto ao navio Hespérides em Ushuaia.

Esta semana foi a vez do Mohammad Farzamian (IDL/ULISBOA) e do Pedro Almeida da UBI, que partiram esta noite de Ushuaia na Argentina, rumo às ilhas Shetlands do Sul (Mohammad) e depois Cierva Cove na Península Antártica (Pedro). Seguem para a ilha Livingston o Dragomir Mateev e o Oleg Vasilev do Instituto Antártico Búlgaro, onde apoiarão também as observações do PERMANTAR.

Os cerca de 300 kg de equipamento enviados no Hespérides e prontinhos para desembarcar na ilha de Rei Jorge dentro de alguns dias.

Na ilha de Rei Jorge, está já a equipa do REIMUNE do CCMAR, que através do Pedro Guerreiro, nos dará um apoio importante na descarga dos equipamentos de perfuração que utilizaremos dentro de algumas semana nas Península Barton. Ontem, houve troca intensa de mensagens de Whatsapp com o Pedro e o Mohammad, que trabalharam no porão do navio espanhol Hespérides para localizar todos os equipamentos do PERMANTAR e dos restantes projetos do Programa Polar Português, e que sairam de Portugal no início de Dezembro. Também já tivemos a confirmação de que o nosso gerador enviado desde Punta Arenas pelo navio chileno Aquiles, também já está na Península Fildes. Por isso, está tudo a correr como previsto. Em Lisboa, a equipa de Barton ainda terá que fazer as últimas compras (roupas de trabalho e algumas peças para a refrigeração do sistema de perfurações), com a partida a aproximar-se a passos rápidos.